XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 366 Inscrição: 9183113 - apresentação oral A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA QUANTO ÀS POLÍTICAS INCLUSIVAS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Autor(a): Vanessa Dietrich Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (UNIBIC - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas MP em Gestão Educacional O estudo apresentado é um recorte da pesquisa “ Estratégias de Gestão das Instituições de Ensino Superior: inclusão de estudantes com defi- ciência ”, da qual participo e contribuo para o desenvolvimento, como bolsista de iniciação científica. Tendo como o problema da pesquisa: Quais são as estratégias de gestão utilizadas nas Instituições de Ensi- no Superior (IES) para permanência e conclusão de estudantes com deficiência? A pesquisa está aprovada pelo Comitê de Ética da Uni- versidade que este estudo está inserido. O foco desse estudo envol- ve o segmento dos estudantes com deficiência de uma Universida- de Comunitária do Rio Grande do Sul. O objetivo geral consiste em analisar a concepção dos estudantes com deficiência, quanto aos pro- cessos e práticas de inclusão na IES. Entre os objetivos específicos cito: a) Mapear as políticas inclusivas da IES; b) Identificar os desa- fios e as possibilidades de inclusão para os estudantes com deficiên- cia na Universidade; c) Compreender a concepção que os estudantes com deficiência têm sobre os processos e as práticas de inclusão na IES. O Estatuto da Pessoa com Deficiência LEI Nº13.146/2015, ga- rante o direito das pessoas com deficiência no Brasil. O Art. 27 re- fere-se ao Ensino Superior, trata a educação como um direito à pes- soa com deficiência em todos os níveis de aprendizado. Entretanto em 2018 apresenta uma diferença relevante quanto às matrículas nas IES, conforme Sinopses Estatísticas da Educação Superior–Gra- duação, organizado pelo INEP/MEC, o número de matriculados em 2018 no Ensino Superior no Brasil foi de 8.450.755 e apenas 43.633

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