XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

343 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre Inscrição: 2161231 - apresentação oral UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE ACESSIBILIDADE EM AMBIENTES INTELIGENTES Autor(a): Sylvia Costa Sousa Costa Coautor(es): Márcio Garcia Martins Orientador(es): Instituição: Unisinos (PIBIC/CNPq - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra PPG em Computação Aplicada Orientador: Jorge Luís Victória Barbosa E-mail: [JBarbosa@unisi- nos.br] (mailto :JBarbosa@unisinos.br) A evolução tecnológica nos traz uma vasta gama de possibilidades e com isso ferramentas capa- zes de auxiliar e melhorar a vida de pessoas e suas necessidades. Ao longo dos anos diversas pesquisas na área da tecnologia foram sur- gindo voltadas para pessoas com alguma deficiência, e muitos proje- tos foram desenvolvidos para trazer acessibilidade, um deles é o pro- jeto Hefestos [1]. O objetivo das atividades de iniciação científica é fazer um aplicativo Android [2] usando a linguagem de programa- ção Java, que seja capaz de se comunicar com a cadeira de rodas inte- ligente motorizada da empresa Freedom e com isso ser capaz de criar rotas seguras para cadeirantes. As primeiras etapas da pesquisa fo- ram aprender a desenvolver aplicações para dispositivos móveis, en- tender o funcionamento da IDE Android Studio [3], realizar a leitu- ra da documentação Android e fazer uso do material disponibilizado pelo orientador. A metodologia consiste em realizar a comunicação entre um aplicativo Android e a cadeira motorizada, porém é neces- sário saber a localização do cadeirante que será feito com auxílio de dispositivos Beacons (GPS indoor), que é um dispositivo que obtém a localização através da intensidade do sinal Bluetooth. A vantagem da utilização do Beacon é ele utilizar a tecnologia BLE (Bluetooth Low Energy) ou seja, possuí um custo energético baixo. Sendo assim o aplicativo tem como função auxiliar o cadeirante indicando pos- síveis rotas até determinados locais em um ambiente inteligente ou, em caso de acidentes, indicar a localização do cadeirante para algu- ma pessoa apta a fazer o atendimento nessa situação. Atualmente, o

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