XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 262 ras são divididas em duas categorias: de evitação e de confrontação. Na evitação, o paciente se desvia do trabalho terapêutico, enquanto na confrontação, o paciente ativamente se coloca contra o terapeuta e/ou o trabalho terapêutico. Na codificação, as rupturas são avaliadas quanto à sua influência na AT, numa escala de 1 (sem significado) a 5 (alto significado). As Estratégias de Resolução (ER) do terapeu- ta também são codificadas quanto à sua resolução, numeradas de 1 (pouco) a 5 (muito bom). Resultados: O Caso A obteve o total de 22 rupturas (em média, 5,5 rupturas por sessão),12 de Evitação e 10 de Confrontação. As rupturas mais presentes foram “paciente rejeita in- tervenção do terapeuta” (5), com significâncias entre 3 e 4 no impac- to à AT. A terapeuta teve 4 ER, classificadas entre 1 e 2. O Caso B ob- teve 13 rupturas ao total (em média, 3,25 rupturas por sessão), 9 de Evitação e 4 de Confrontação. Predominaram as “narrativas de evi- tação e/ou mudança de tópico” (3), tendo significância de 2 a 3. A te- rapeuta teve 3 ER, classificadas entre 2 e 3. Conclusão: Número ele- vado de rupturas e baixa efetividade das ER da terapeuta do caso A pode ter contribuído para o abandono precoce do tratamento. Impli- cações clínicas são discutidas. Palavras-chave: Aliança Terapêutica, Rupturas, Transtorno de Personalidade Borderline, Psicoterapia Psicodinâmica, Abandono, Adesão, Estudo de processos

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