XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

237 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre Inscrição: 5494774 - apresentação oral JOVENS INSTITUCIONALIZADOS: IDENTIDADE, PROJETO DE VIDA E FUTURO Autor(a): Lana Dal Magro Garcia Coautor(es): Clarissa Cardoso Marmacedo e Eduarda Lima de Oliveira Orientador(es): Instituição: Unisinos (UNIBIC - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências da Saúde PPG em Psicologia A vivência de rompimento dos vínculos familiares e o processo de acolhimento institucional tem sido identificada como um grande evento estressor e traumático, que pode ter impacto ao longo do de- senvolvimento. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo compreender como jovens em situação de acolhimento institucional se descrevem e quais são suas perspectivas para o futuro. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo com delineamento exploratório, com a participação de nove adolescentes que vivem em uma institui- ção de acolhimento da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram documentos da instituição, entrevistas semiestruturadas e entrevista de dilemas. Os dados foram examinados por meio de análise temática, em que emergiram três eixos centrais: identidade, projeto de vida e futuro após o desacolhimento. O primeiro eixo revela como os adolescentes se descrevem e como é ser jovem em uma instituição de acolhimen- to. Os jovens, apesar das adversidades do contexto, apresentam uma visão positiva de si, destacando características como felicidade, soli- dariedade e amizade. Já o segundo eixo, aborda projeto de vida. Os adolescentes sonham com trabalho, casa, constituição de família, es- tudos e aquisição de bens materiais. No último eixo da análise, apre- senta-se a percepção de futuro após a saída do acolhimento. Identi- fica-se que a perspectiva de futuro dos jovens, embora bem positiva para alguns, é recheada de expectativas, mas sem ter um real plane- jamento. Esses adolescentes, embora em situação de institucionali- zação, vivem o período de transição do sujeito, que evolui de uma intensa dependência rumo à autonomia pessoal, na busca por iden-

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