XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

231 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre Inscrição: 2174892 - apresentação oral DO OUTRO LADO DA TELA: UMA DESCRIÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS E O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS Autor(a): Juliana Goulart chaves Coautor(es): Marina Schmitt e Ilana Andretta Orientador(es): Instituição: Unisinos (UNIBIC - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências da Saúde PPG em Psicologia A universidade faz parte de uma nova realidade social, na qual, o pro- gresso da tecnologia faz com que os universitários estejam cada vez mais conectados através das mídias sociais. Essa conexão pode facili- tar a comunicação e a interação social, mas o uso abusivo de tais mí- dias pode interferir negativamente na vida dos estudantes, prejudi- cando seu desempenho acadêmico e aumentando ansiedade quando as redes sociais são utilizadas para procrastinar estudos. Para com- preender como se dá a vida universitária nesse contexto, é preciso averiguar o quanto os graduandos estão utilizando as mídias sociais. Este estudo faz parte de uma pesquisa maior intitulada “Uso de mí- dias sociais e sua relação com o uso de drogas, habilidade sociais, sin- tomas de estresse, ansiedade, depressão e solidão em universitários”, conduzida pelo grupo de pesquisa de Intervenções Cognitivo-Com- portamentais: Estudo e Pesquisa (ICCep) e objetiva identificar o uso das mídias sociais entre os estudantes de uma universidade privada do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa transversal e descri- tiva que utilizou como instrumentos um questionário de dados so- ciodemográficos e uso de mídias sociais, desenvolvido pelo grupo de pesquisa ICCep. A amostra foi randomizada, composta por 382 uni- versitários de 34 cursos diferentes, sendo mulheres 71,8% (N=273) e 28,2 % homens (N=107) com idade média de 23,93 anos (DP=6,94). Os dados foram analisados no SPSS 22.0, para descrever as variá- veis. Os resultados mostraram que 100% (N=380) da amostra utili- za a mídia social WhatsApp; as demais mídias sociais mais utiliza- das foram o Facebook 95,88% (N=365), Instagram 89,7% (N=340), Youtube 89,2% (N=339), Messenger 82,8% (N=313), Pinterest 58,2%

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz