XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

227 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre Inscrição: 1110249 - apresentação oral COOPERAÇÃO, CONFLITO E TRIANGULAÇÃO: A PERCEPÇÃO DE ADOLESCENTES, DE UMA AMOSTRA CLÍNICA, SOBRE A COPARENTALIDADE DOS PAIS Autor(a): Juliana Silveira de Oliveira Coautor(es): Orientador(es): Clarisse Mosmann Instituição: Unisinos (PIBIC/CNPq - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências da Saúde PPG em Psicologia Este estudo teve como objetivo compreender a percepção de adoles- centes de uma amostra clínica, de diferentes configurações familiares, sobre as dimensões da coparentalidade dos pais. Entende-se por co- parentalidade o grau de suporte entre os adultos que compartilham a responsabilidade pela criação e educação de sua prole. Dentro da co- parentalidade consideramos três dimensões: A cooperação refere-se ao comportamento colaborativo da díade; O conflito refere-se às dis- cordâncias na díade sobre temas que envolvem os cuidados à prole; E a triangulação é caracterizada pelo envolvimento dos filhos, por um ou por ambos os pais, nos conflitos coparentais. Realizou-se estudo qualitativo, transversal e descritivo. 19 adolescentes, de uma amostra clínica, de famílias nucleares e separadas, sendo 15 do gênero femi- nino e 4 do gênero masculino, com idade mínima de doze anos e má- xima de quinze ( M = 13,79; dp =0,97), constituíram três grupos focais de gêneros mistos provenientes de três cidades do interior do estado do Rio Grande do Sul. Para a análise e discussão dos resultados, fo- ram consideradas 3 categorias de análise e 5 subcategorias : Coopera- ção (responsabilidades do Pai, responsabilidades da mãe e responsa- bilidades conjuntas) Conflito e Triangulação (Triangulação paterna e Triangulação materna). Os resultados evidenciaram que os adoles- centes percebem o envolvimento de cada adulto na coparentalidade e se as responsabilidades são conjuntas ou individuais, tanto nas famí- lias nucleares quanto nas famílias de díades separadas, o que caracte- riza a categoria de cooperação. Na categoria Conflito, os adolescentes que relataram perceber quando a díade entra em discordância tam-

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