XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

211 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre Inscrição: 7606747 - apresentação oral A INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO FAMILIAR NAS HABILIDADES SOCIAIS DOS ADOLESCENTES Autor(a): Milena Miyuki Hiratuca Ujihara Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (PROBIC/ FAPERGS - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências da Saúde PPG em Psicologia A adolescência é a fase na qual ampliam-se os espaços e pluralizam- -se as relações na vida dos indivíduos. Apesar disso, a família ainda tem um papel importante no desenvolvimento do adolescente. Nes- se sentido, o objetivo deste estudo foi analisar a relação entre a inte- ração familiar e as habilidades sociais dos adolescentes. Participaram do estudo 451 adolescentes (43% masculino e 57% feminino) com idades entre 14 a 18 anos (M=16,14; DP= 0,75), estudantes do En- sino Médio da rede privada de Porto Alegre-RS e Região Metropo- litana, os quais responderam ao Teste Familiograma (FG), Escala de Qualidade na Interação Familiar (EQFI) e ao Inventário de Habilida- des Sociais (IHSA). Os dados foram analisados por meio de correla- ção. Os resultados apresentaram que a habilidade civilidade (34,1%) apresentou maior frequência com alto repertório e a habilidade abor- dagem afetiva (39%) maior frequência com repertório abaixo da mé- dia inferior. No âmbito da interação familiar materna, o aspecto en- volvimento se associou positivamente as habilidades de empatia (r = 0,23; p = 0,00) e civilidade (r = 0,30; p = 0,00), ainda, as regras de mo- nitoria também apresentaram associação com a empatia (r = 0,26; p = 0,00) e civilidade (r = 0,25; p = 0,00). Já na interação paterna, o en- volvimento se associou positivamente com a civilidade (r = 0,28 ; p = 0,00), bem como, regras e monitoria se associaram com a empatia (r = 0,24; p = 0,00) e civilidade (r = 0,23; p = 0,00). Não foram encontra- das associações entre afetividade e conflito familiar com as habilida- des sociais dos adolescentes. Verifica-se que a participação e o apoio dos pais na vida dos filhos atuam no desenvolvimento de uma pos- tura consciente dos sentimentos do outro e de conduta responsável e socialmente habilidosa. Além disso, um ambiente familiar que pos-

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