XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

205 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre Inscrição: 1203431 - apresentação oral “TU NUNCA SABE O QUE VAI ENCONTRAR” O REAL DO TRABALHO DO AGENTE SOCIEDUCADOR Autor(a): Marina Guerin Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (PIBIC/CNPq - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências da Saúde PPG em Psicologia O trabalho do agente socioeducador (ASE) está voltado para educa- ção, cuidado e segurança dos adolescentes em conflito com a lei que estão em cumprimento de medida socioeducativa. O presente traba- lho usa a Psicodinâmica do Trabalho como teoria central para deba- ter o trabalho prescrito (TP) e o real do trabalho (RT) do ASE. Por trabalho prescrito compreende-se normas e regras que estruturam o trabalho e sob as quais os trabalhadores são submetidos para realiza- ção de suas atividades. Já, o real do trabalho é o que ocorre no fazer do trabalhador, abarcando desvios das normas e subjetividade com- preendida naquele contexto. A distância que se dá entre o trabalho prescrito e o real influencia na saúde mental do trabalhador. O obje- tivo deste trabalho foi compreender como se caracterizam o TP e o RT de ASE e como isso impacta na saúde mental dos trabalhadores. A metodologia utilizada é qualitativa, descritivo e transversal. Par- ticiparam 13 agentes socioeducadores que foram selecionados por conveniência. Os dados foram escrutinados de acordo com a análise de conteúdo temático, com categorias criadas a posteriori. O traba- lho do ASE é complexo, uma vez que tem que atender as demandas tanto de segurança dos adolescentes, de si e dos colegas de trabalho e precisa, ao mesmo tempo, atender as demandas da socioeducação. Os agentes destacam que há capacitações quando entram no traba- lho, mas que elas são deficitárias para que possam realizar o trabalho de socioeducação e segurança, fazendo com que adotem estratégias individuais ou em pequenos grupos para lidar com o imprevisível do trabalho. Ademais, muitos agentes não se veem desempenhando a tarefa de socioeducação, dando prevalência para as atividades de se-

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