XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

173 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre Inscrição: 5351320 - apresentação oral PARTIU UBS! PROTAGONISMO ADOLESCENTE NA CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO PARA ADOLESCENTES NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE Autor(a): Glenda Sábio Garcia Coautor(es): Karen dos Santos Telles, Natieli Quevedo, Betina Berlitz, Rosana Dutra Menezes Maurer Orientador(es): Instituição: Unisinos (PROBIC/ FAPERGS - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências da Saúde MP em Enfermagem A eficácia da comunicação dos materiais educativos em saúde resul- ta de uma investigação científica prévia e de sua produção dentro de critérios bem definidos, a fim de promover o conhecimento e o po- tencial cognitivo dentro da realidade da população-alvo (LUZ et al, 2003). Objetivo: Apresentar o processo de construção e avaliação de material educativo no formato de Cartaz /Informativo para o públi- co adolescente e jovem (AJ) com orientações básicas de atenção in- tegral à saúde e acesso a Unidade Básica de Saúde (UBS). O Cartaz é um dos produtos da pesquisa “Atenção Integral à Saúde de Adoles- centes e Jovens: proposta de implantação da Linha de Cuidado em Porto Alegre – RS”, desenvolvida pelo PPG da Enfermagem e finan- ciada pelo Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilha- da em Saúde-PPSUS: DECIT/SCTIE, CNPQ, FAPERGS e SES-RS. A pesquisa pretende contribuir, a curto e médio prazo, à ampliação do acesso e qualificação da atenção à saúde de AJ. Metodologia: Consti- tuiu-se por três fases, a primeira foi a coleta de dados (2019): escuta e registro de sugestões dos AJ participantes em grupos focais realiza- dos em seis gerências distritais de saúde. Em seguida compilaram-se as sugestões (análise conteúdo temática) por núcleos de sentido para a modelagem do produto. Com o auxílio da Agência de Design/Uni- sinos, passou-se para a fase de construção da proposta de layout. A terceira fase foi a de avaliação do material (2019-2020). Por meio de email e wthassap, os participantes foram convidados a preencher ins- trumento avaliativo (google form). Os critérios para avaliação foram

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz