O espelho quebrado da branquidade: aspectos de um debate intelectual, acadêmico e militante

148 O espelho quebrado da branquidade ______. Essa escola chamada vida. 2. ed. São Paulo: Ática, 1985. ______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. ______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. GALLIANO, Alfredo Guilherme. Introdução à sociologia. São Paulo: Harbra, 1981. GIDDENS, Anthony. A terceira via: reflexão sobre o impasse político atual e o futuro da social-democracia. Rio de Janeiro: Record, 1999. ______. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Editora J. Z. E, 2002. GOBINEAU, Arthur. Oevres: Essay sur l’inégalité des races humaines. Paris: Gallimard, 1983. v. 1. GOMES, Pedro Gilberto. Universidade do Vale do Rio dos Sinos: uma universidade pública não estatal - registro de uma experiência confessional. In: SCHMIDT, João Pedro (Org.). Instituições comunitárias: instituições públicas não estatais. Santa Cruz: EDUNISC, 2009. GOMES, Nilma Lino; MARTINS, Aracy Alves (Org.). Afirmando direitos: acesso permanência de jovens negros na universidade. São Paulo: Autêntica, 2004. ______. Educação cidadã, etnia e raça. Apud . Eliane Cavalleiro. Racismo e antirracismo: repensando nossa escola. 3. ed. São Paulo: Selo Negro, 2001 GONÇALVES, Luciane Ribeiro Dias; SOLIGO, Ângela Fátima. Educação das relações étnico-raciais: o desafio da formação docente. Ituitaba: Secretaria Municipal de Educação, Unipac, Tupaciguara NEAB/UFU – GT: Afro-brasileiros e Educação/n. 21, Uberlândia, 2006.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz