Saúde e cuidado no serviço escola: adolescência presente!

Alexandra Machado Galvão dos Santos, William Jacobsen da Rocha,Juliana Schmitt e Daniele Santetti 29 experiência sensorial com olhos vendados e, no momento subsequente, inge- rir o mesmo alimento sem essa condição. Essa forma de ofertar o alimento visa oferecer um entendimento dos participantes em relação ao ato de comer. Esta proposta referencia o princípio do comer com atenção plena, que abarca no seu rol de características, por exemplo: sentir as cores, texturas, aromas e sabores do alimento sem o ato de julgá-los (ALVARENGA et al. , 2015). Quadro 1 – Dinâmica dos Encontros dos do Grupo na Clínica Escola Encontro A: Apresentação e Vinculação do grupo. Objetivo: Estabelecer um momento acolhedor para conhecer os integrantes do grupo. Proposta: A proposta se concentra em uma caixa que passa na roda de participan- tes ao som de uma música. Essa caixa contém no seu interior diversas perguntas. Quando a música para o participante que está com a caixa na mão retira uma pergunta e responde. Nesse momento os facilitadores fazem questionamentos re- lacionados ao tema da pergunta elucidando possíveis dúvidas. Qualquer pessoa do grupo pode comentar a resposta ou responder também a pergunta retirada da caixa, caso se sinta à vontade. Resumo da atividade: Esse encontro aconteceu de forma acolhedora, a con- versa teve uma característica mais espontânea, que possibilitou aos facilitadores conhecer algumas particularidades do grupo. Nesse primeiro encontro foi feito um levantamento sobre as expectativas e interesses dos atletas para iniciar o pla- nejamento do semestre. Encontro B: Refletir sobre os relacionamentos dos atletas num âmbito geral. Objetivo: Consolidar os relacionamentos entre a equipe de atletas e toda a equipe do clube de canoagem. Além de falar sobre como os atletas se relacionam com a alimentação. Proposta: A atividade consiste em assistir um vídeo e relacionar o tema proposto com os aspectos importantes e relevantes de suas vidas e relacionamentos. Nesse sentido, os integrantes do grupo foram instigados a refletir sobre diversas questões com a perspectiva de entender como eles se relacionam com alimentação, colegas, treinadores, professores, pais e as competições que participam. Atividade: Os atletas refletiram sobre suas relações num contexto bastante amplo, englobando a vida escolar, familiar, a relação com a alimentação, as relações no clube de canoagem.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz