A capoeira joga com a dureza da vida

88 SÉRIE SABERES TRADICIONAIS – VOL. 4 Figura 10: Roda de capoeira na Avenida Borges de Medeiros, no Centro de Porto Alegre. Nego Din Don no pandeiro, Mestre Baptista no berimbau viola, Contramestre Loah do Accara no berimbau médio, Mestre Ratinho em destaque, eu no pandeiro (Foto: Professor Rafinha). Na época, na televisão aberta era exibida a capoeira regional deturpada, que vinha sendo divulgada na novela Malhação, da Rede Globo. Infelizmente, a maioria das pessoas estava aderindo a essa capoeira influenciada pela mídia, e muitos capoeiristas se intitularam mestres de Capoeira Regional e passaram a vender cordas, que simbolizavam alguma graduação na Capoeira Regional, por um preço caríssimo. Esse episódio foi muito triste para os que, como o Grupo de Capoeira Angola Rabo de Arraia, defendem e preservam a capoeira enquanto patrimônio imaterial. Sendo realizada nesse meio de comunicação e disseminado um estilo deturpado de capoeira, conforme a exibição da novela na Rede Globo de televisão, um dos mais influentes meios de comunicação em massa do Brasil, estava sendo midiaticamente desvalorizado um saber ancestral, saber que advém das raízes étnicas do povo negro. Dornelles (2003) aborda o impacto unilateral gerado pela televisão enquanto “meio” de comunicação de massa no século XX:

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