A capoeira joga com a dureza da vida

86 SÉRIE SABERES TRADICIONAIS – VOL. 4 lizados ao som de fitas k7 e que tinha pouco acesso a fotos e vídeos dos mestres de capoeira antigos. Por isso, se sentia desafiado a usar o “imaginário”. O antropólogo Jonatas Dornelles, em seu trabalho “Planeta Terra, cidade Porto Alegre: uma etnografia entre internautas”, revela que em solo porto-alegrense a tecnologia informática floresceu sobre as bases deixadas pela televisão, instrumento que mesclava os dois outros já difundidos (o cinema e o rádio). Do primeiro, vinha a questão audiovisual; do segundo, a transmissão a partir de ondas eletromagnéticas. A relação nesse tipo de comunicação se estabelecia entre “um e muitos”. Na televisão, a situação envolve uma emissora enviando imagens e som através de um canal a uma massa de espectadores (2003). Loah do Accara se remete à década de 1990 como “o jeito de ser da tradição. Então, solicitei que ele desenrolasse mais sobre esse “jeito de ser da tradição”. Ele prosseguiu, enfatizando a necessidade do encontro (off-line), “de ter que aprender na prática”. Nosso papo transitou acerca da virada para o ano 2000 e ele afirmou ter percebido uma evolução da comunicação através da rede de computadores, com os vídeos de capoeira e de música que possibilitaram a comparação dos “nossos fazeres com os dos outros estados e até outros países”, afirmava. Seu acesso à internet se dava por intermédio de computadores disponíveis em “telecentros” (estabelecimentos equipados com computadores em pontos de cultura que eram financiados pelo Ministério da Cultura). Considero importante ressaltar que o Ministro da Cultura naquele período era o Sr. Gilberto Passos Gil Moreira, popularmente conhecido como Gilberto Gil. O ministro também implementou o marco civil da internet, o qual garante, entre outros direitos, a proteção pelo Estado à privacidade do cidadão em sua vida social online, assim como a implementação e popularização do software livre Linux, que fora implementado em repartições públicas, democratizando o acesso à internet, atendendo às reivindicações do movimento social denominado ciberativismo. O entusiasmo de meu interlocutor me despertou a reflexão de que a internet potencializou fluxos de intercâmbio que há pouco tempo realizavam-se apenas por conexões lentas ou através de aparelhos analógicos como o telefone, sem contar com a comunicação face a face através do deslocamento via rodovias, mares e céu do Brasil.

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