A capoeira joga com a dureza da vida

132 SÉRIE SABERES TRADICIONAIS – VOL. 4 Se, por um lado, a capoeira faz diferença na autoestima e produz mudanças efetivas nas vidas das pessoas que com ela se envolvem, de outra parte demonstro que a cidade potencializa a identificação das pessoas com a capoeira pelo que ela proporciona, no axé, aqui explicitado no capítulo 6, o que se faz de acordo com os eventos ou locais nos quais eles interagem. Em algumas observações participantes na Roda de Capoeira do Chafariz da Redenção, em Porto Alegre, me foi possível identificar que alguns atores sociais que integram diferentes grupos de capoeira e outros atores que interagem como meros simpatizantes seguem e acreditam em uma hierarquia entre capoeiristas que fundamenta o ritual necessário para a realização de uma autêntica roda de capoeira. Por outro lado, busca quebrar essa hierarquia, objetivando comprovar a autenticidade para realizar tal evento independente desses pré-requisitos. Esses capoeiristas acabam desenvolvendo a sua “inovadora” roda de capoeira no mesmo dia e horário em que se realiza a roda tradicional e, dessa forma, travam uma disputa de público onde se projeta a função de apoiador da roda de capoeira em questão. Ao mesmo tempo, considero pertinente acrescentar ao texto, ao finalizar essa dissertação, que o fenômeno conduz indivíduos a diferentes julgamentos e classificações de acordo com a sua cor, classe e gênero. A cidade essencializa sujeitos que transitam de acordo com seus espaços de sociabilidade, relegando-os a um papel social que pode estar pré-determinado (pré-julgado) de acordo com o local da cidade e a ocasião em que os mesmos venham a se apresentar. Trabalhando com a capoeira on-line e off-line, percebemos a prática cotidiana de treinar, jogar e investigar um movimento cultural através do YouTube que provocou em meu camarada a percepção de que o dispositivo potencializa e revela artimanhas na interação com o ciberespaço. Um universo de táticas a serem apropriadas, transformadas e novamente lançadas à rede, aparece nas formas de utilizar saberes da capoeira em novos espaços para fazer melhor a capoeira. No último capítulo, ampliei a noção de rede de praticantes, mostrando que eles não estão nas periferias, mas nas conexidades

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz