Haikaizando a cidade

A produção literária no ambiente esco- lar permite desenvolver a criatividade e a inti- midade com a língua materna dos estudantes. Desse modo, a produção da poesia sintética em sala de aula, isto é, o haikai, atrai os olhares e interesses dos alunos conectados com a veloci- dade moderna e, ao mesmo tempo, com dife- rentes culturas a partir do advento da internet. Poema oriental, de apenas três versos, originário do Japão feudal, o haikai dialoga com os novos processos contemporâneos cada vez mais rápi- dos ao primar pela economicidade linguística e concisão formal. Partir do presente para entender o pas- sado é apenas uma das estratégias de aprendiza- gem utilizadas com vistas a aprimorar a escri- ta dos alunos dos Cursos Técnicos Integrados do IFRS Campus Canoas. Captar um instante e eternizá-lo por meio da poesia de origem ja- ponesa foi o que fizeram esses bravios alunos- -leitores que se tornam promissores escritores - haijins - ao expressarem em versos nuances da realidade que os cerca.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz