Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 3

Por uma Educação Ecointegradora: perspectivas decoloniais 117 MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contri- buiciones al desarrollo de um concepto. In : CASTRO-GÓMEZ, San- tiago; GROSFOGUEL, Ramón. El giro decolonial : reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre, 2007. p. 127-168. MANACORDA, Mário A. Marx e a pedagogia moderna . 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996. MELLO, Thiago de. Poesia. In : STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime J. (orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. MELIÁ, Bartolomeu. Educação Guarani segundo os Guarani. In : STRECK, Danilo R. (org.). Fontes da pedagogia latino-americana : uma antologia. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. MESQUITA, Afonso M. de; ADOUE, Silvia B. O socialismo indíge- na de Mariátegui. Revista Espaço Acadêmico , v. 12, n. 133, p. 13-22, 2012. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ EspacoAcademico/article/view/17129. MOTA NETO, João Colares. Educação Popular e pensamento decolonial la- tino-americano em Paulo Freire e Orlando Fals Borda. 2015, 370 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educa- ção, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. NAESS, Arne. The Shallow and the Deep, Long-Range Ecology Movement: a Summary. Inquiry : An Interdisciplinary Journal of Philosophy and the Social Sciences, n. 16, p. 95-100, 1973. RECINOS, Adrián. Popol-Vuh : las Antiguas Historias del Quiché. Guate- mala: Piedra Santa, 1982. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da Educação . São Paulo: Martins Fon- tes, 1995. SALGADO, Stephanie; MENEZES, Anne; SÁNCHEZ, Celso. A coloniali- dade como projeto estruturante da crise ecológica e a educação ambien- tal desde el sur como possível caminho para a decolonialidade. Revista Pedagógica. v. 21, p. 597-622, 2019. SILVA, Gilberto dos Santos. “ EN LAS ENTRAÑAS DEL MONSTRUO ”: Anti-imperialismo e Nacionalismo no processo de independência de Cuba sob a ótica da obra martiana (1868-1898). 2018. 149 f. Tese

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz