Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 2

João Batista Storck 58 Evidentemente, ao citarmos estas oito dimensões, estamos mostrando e afirmando uma opção que consideramos indispensável cultivar se quiser- mos alcançar mais plenamente o desenvolvimento harmônico da pessoa. Nesta perspectiva, uma proposta educativa coerente com o citado anterior- mente deve considerar os diferentes processos que são próprios de cada uma destas dimensões da pessoa. Todas as dimensões da formação integral pre- cisam ser trabalhadas de maneira harmoniosa e processual durante o ato educativo. No âmbito educacional da Companhia de Jesus, a pessoa ‘é’, ou se torna pela maneira como ela foi educada. Ao fazermos estas precisões semânticas e conceituais é importante, também, mostrar a razão pela qual se acentua o termo formação integral e não educação integral no âmbito educacional da Companhia de Jesus, mui- to embora, algumas vezes, se utilize um como equivalente ao outro. Ocorre que na área educacional da Companhia de Jesus compreen- demos que se educa integralmente para se formar integralmente. Ou seja, compreende-se, no âmbito da educação jesuíta, que o termo educação inte- gral. muito embora tenha uma intencionalidade, é um termo abrangente e generalista. Já o termo “formar integralmente” significa dizer que se forma alguém para algo, com um fim, um propósito, uma intencionalidade. Isto é, se faz uma opção clara por determinadas metodologias, determinados en- foques teóricos, determinadas práticas pedagógicas com o objetivo de atin- gir um determinado fim. É nesta perspectiva que precisa ser compreendida a concepção de integralidade da pessoa humana, abarca a intersecção dos aspectos biológico-corporais, do movimento humano, da sociabilidade, da cognição, do afeto, da moralidade, em um contexto tempo-espacial. Um processo educativo que se pretenda “integral” trabalha com todos estes aspectos de modo integrado, ou seja, a educação visaria à formação e ao desenvolvimento humano global e não apenas ao acúmulo informacional. Estes termos, portanto, no âmbito da área educacional da Companhia de Jesus, não significam a mesma coisa, mas também não são estranhos um ao outro, eles se completam. Na literatura, de maneira geral, prevalecem três tendências com re- lação ao uso do termo educação integral e formação integral. Na primeira delas, utiliza-se um e outro termo de forma equivalente. Na segunda, em- prega-se o termo educação integral relacionado a tempo e espaço formativo, em geral relacionado à escola de tempo integral. E, na terceira, aborda-se a formação integral numa perspectiva crítica negativa, como enquadramento ou formatação, ou seja, colocar em “formas”, “formatar”.

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