Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 2

19 TECNOCIÊNCIA E MERCADO SOB O OLHAR DA ECOTEOLOGIA Sinivaldo S. Tavares 1 Introdução O escopo ao qual nos propomos, aqui, é considerar a relação entre tecnociência e mercado sob o olhar da Ecoteologia. De início, analisaremos tecnociência e mercado, atentos aos meandros sutis desta complexa relação. Mercado e tecnociência constituem horizontes de fundo no interior dos quais se desvelam, grosso modo , todos os âmbitos da experiência humana. A tecnociência tornou-se horizonte de compreensão do ser humano em rela- ção ao mundo e a si próprio. Não apenas nossos estilos de vida, nosso modo de trabalhar e viver são condicionados pelas novas tecnologias, mas também nossa identidade mais profunda é dada pela diferença técnica. Somos aco- metidos ainda por outro fenômeno caracterizado pela mercantilização da vida. O mercado vai se impondo sempre mais como cenário hegemônico de nossa trama civilizacional atual mediante a redução de nossos fluxos vitais em simples mercadoria de consumo e de descarte. Feita esta análise, expli- citaremos razão de ser e propósitos da Ecoteologia: reflexão bem articulada que, a partir da fé, acolhe os desafios postos pela atual crise ecológica. Ao final, discerniremos algumas das principais interpelações lançadas à Ecoteo- logia por essa “cumplicidade promíscua” entre tecnociência e mercado. 1. “Cumplicidade” entre mercado, tecnociência e mídia O cenário atual parece caracterizar-se por uma “promíscua” cumpli- cidade entre mercado, tecnociência e mídia, responsável por três transfor- 1 Teólogo. Doutor e Pós-doutor em Teologia Sistemática. Professor da Faculdade Jesuíta de Filo- sofia e Teologia, FAJE, Belo Horizonte. Membro do quadro de professores e pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Teologia, FAJE. Frei Franciscano. freisinivaldo@gmail.com. DOI: https://doi.org/10.29327/523967.2-1

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz